Objetores de Consciência – a coragem a serviço do bem

Live com Rogério Nagai
Abertura: Exmo. Sr. Carlos Levenstein – Cônsul da República da Lituânia no Brasil
 

Neste Fórum estamos celebrando o princípio da Objeção de Consciência, isto é, a força interna que leva alguém a desacatar uma ordem pelo fato de que seu cumprimento seria realizar um ato violento, ignominioso, humilhante, ofensivo. Submeter-se à imoralidade é abdicar da própria consciência e senso de responsabilidade. A seguir, o exemplo de um objetor de consciência:

O diplomata japonês Chiune Sugihara era cônsul na Lituânia na época da Segunda Guerra Mundial. Devido a seu posto, ele e sua família gozaram de privilégios consideráveis durante a guerra. Na época, o Japão participava do eixo de nações apoiadoras da Alemanha, e por isso, Sugihara não tinha permissão para dar vistos a judeus. Por motivos humanitários, e arriscando a vida e liberdade de sua família e dele próprio, desobedeceu às ordens governamentais. Num espaço de 20 dias, emitiu vistos para mais de 6 mil judeus refugiados poloneses e lituanos dando-lhes permissão para viajar ao Japão.

Os países do eixo perderam a guerra. Sugihara, depois de fugir, ser preso e retornar à terra natal foi demitido de seu cargo diplomático. Seguiu sua vida como modesto tradutor e, anos depois, foi encontrado por um sobrevivente judeu a quem salvara. Ele é o único japonês a receber o título de “Justo Entre as Nações”, concedido pelo Memorial do Holocausto em Jerusalém, o Yad Vashem.


14 de maio de 2024 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Rogério Nagai É ator profissional formado pelo Teatro-Escola Macunaíma; produtor cultural, palestrante, ator e empresário. Cursou pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Como ator trabalhou com importantes nomes do teatro nacional e internacional, além de filmes publicitários e novelas. Desde 2013 atua e dirige o espetáculo “Os três sobreviventes de Hiroshima” realizado com sobreviventes da bomba atômica, iniciativa única no mundo com reconhecimento internacional. Em 2018 recebeu o Colar de Honra ao Mérito da ALESP, pelos relevantes serviços prestados à população em prol da Paz, a mais alta honraria do Legislativo Paulista.

Carlos Levenstein Cidadão lituano, hoje Cônsul Honorário da República da Lituânia em São Paulo, Brasil. Possui uma carreira consolidada na indústria de equipamentos de impressão, é graduado em administração com MBA em Marketing e Negócios Internacionais. Sua fluência em português, inglês, espanhol, hebraico e francês, tem facilitado atividades diplomáticos e profissionais, e feito a ponte entre culturas, fortalecendo relações internacionais. Ao longo de sua trajetória dedicou-se a promover os interesses da Lituânia no exterior, especialmente em mercados dinâmicos como o Brasil.