178º Fórum do Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

10ª Semana Nelson Mandela
Tempo de dançar, tempo de abraçar:
As possibilidades do perdão no contexto Sul-Africano pós-apartheid


Live com Ida Mara Freire

A África do Sul escolheu seguir, como corpo nacional, um caminho longo, íngreme e insólito chamado reconciliação, tendo como líder Nelson Rolihlahla Mandela. Madiba, como era carinhosamente chamado o pai da nação sul-africana, acreditava que para as pessoas negras, oprimidas, serem livres era preciso que as pessoas brancas, opressoras, também o fossem. Para isso, concordando com seu amigo Desmond Tutu, reconheceu que era necessária a escolha pelo perdão.

Para uns, o perdão se configura como o primeiro passo para se reconciliar consigo mesmos. Para outros, o perdão se apresenta como o ato de assumir um compromisso com o ser e estar no mundo.

O que se põe a ver é a vida com seus desafios, que simultaneamente oferece a cada pessoa atitudes criativas e contemplativas no corpo, na dança e na meditação, espaços sagrados para a reconciliação. Desses lugares redescobrimos a alegria, a liberdade e a compreensão.


16 de julho de 2024 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Ida Mara FreirePossui graduação em Pedagogia, UNIMEP; Especialização em Dança Cênica, UDESC; Mestrado em Educação Especial, UFSCar; Estágio na Comunidade Inclusiva L’Arche Kent, Inglaterra; Doutorado em Psicologia, USP; Pós-doutorado em Artes Inclusivas, University of Nottingham; Pós-Doutorado em Dança, University of Cape Town, África do Sul. Autora dos livros A duração da dor, O nascer no silêncio, do e-book Diário Corpografias: aprenda a registrar suas memórias corporais, e do site: www.idamarafreire.com.br.