Palas Athena

A Palas Athena Editora lança, em agosto o livro “Mindfulness e Ciência” de Ausiàs Cebolla i Martí, Javier García-Campayo e Marcelo Demarzo

Nos últimos trinta anos, mindfulness foi rapidamente introduzida e difundida na psicologia científica moderna. Sua rápida incorporação no âmbito científico deve-se, em grande parte, ao êxito das terapias nela baseadas – que têm representado uma verdadeira revolução na esfera da saúde, atingindo índices extraordinários de popularidade no contexto da medicina, psicologia ou educação.

Buscando compreender esse fenômeno, considera-se que o que estamos vivendo na primeira e na segunda década do século XXI seria um retorno ao movimento do potencial humano e ao crescimento pessoal, desta vez revestido de um método científico e de intervenção mais rigoroso, estruturado e eficaz que o realizado na segunda metade do século XX.

Abrindo-se em diferentes campos, recebendo apoio e respaldo institucional tanto no cenário público como privado, a aplicação de mindfulness neste contexto social torna acessível ao maior número possível de cidadãos a capacidade de desenvolvimento da dimensão ético-moral – e do benefício que isto traz no âmbito comunitário: a atenção responsável.

Neste sentido, os próximos anos podem ser apaixonantes, avançando em direção a uma sociedade mais compassiva, amável e bondosa.

Sobre os autores:
Ausiàs Cebolla i Martí 
é psicólogo e professor na Universitat Jaume I de Castelló, do Departamento de Psicologia Básica, Clínica e Psicobiologia, em especial no âmbito da Emoção, Psicologia Positiva e pesquisas científicas. Doutor em Psicologia pela Universitat de València, com uma tese sobre a eficácia de um tratamento baseado em mindfulness para depressão e ansiedade no âmbito hospitalar. Atualmente combina diversos projetos de investigação em mindfulness com a docência em múltiplos másters e cursos. É autor de mais de cem artigos científicos no âmbito de mindfulness e das demais áreas de sua atuação.

Javier García-Campayo é médico psiquiatra no Hospital Miguel Servet e professor titular na Facultad de Medicina na Universidad de Zaragoza. Foi presidente da Sociedad Española de Medicina Psicosomática. É investigador do Instituto Aragonés de Ciencias de la Salud, com mais de 150 trabalhos publicados sobre dor, fibromialgia, depressão e mindfulness. Coordena o “Máster en Mindfulness” da Universidad de Zaragoza. Atualmente é um dos mais destacados pesquisadores e docente na aplicação de mindfulness nas áreas da saúde e da educação na Espanha. Realizou aprofundamento e pesquisa em “Vínculo e Psicossomática” na Universidade de Manchester, Grã Bretaña (1992). Na Universidad de Zaragoza (1993) dedicou seu doutorado à área de Atenção Primária e Psicossomática. Na Universidade McGill, Montréal, Canadá (1997) trabalhou sobre Psiquiatria Transcultural.

Marcelo Demarzo é professor de “Mindfulness para Saúde”, com formação na Inglaterra (Instituto Breathworks), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli. É médico de Família e Comunidade, com graduação, especialização e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, e docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. É docente visitante da Universidade de Zaragoza, Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição. Coordena o Mente Aberta – Mindfulness Brasil, Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, de formação profissional, estudos e divulgação.

“Mindfulness e Ciência”
Autores: Ausiàs Cebolla i Martí, Javier García-Campayo e Marcelo Demarzo
ISBN: 978-85-60804-30-6
Gênero: Meditação
Lançamento: setembro de 2016
Páginas: 240
Preço: R$ 49,00