Palas Athena

 

palas athena

32ª Semana Gandhi
Palas Athena realiza dois programas com entrada gratuita


ganhiAs Nações Unidas, em junho de 2007, declararam 2 de outubro o Dia Internacional da Não Violência, em homenagem a Mahatma Gandhi – referência unânime na criação de métodos e disciplinas promotoras de transformações políticas e sociais sem recurso à violência na ação e no discurso.

Em sua 32ª Semana Gandhi a Palas Athena promoverá:

– Uma força mais poderosa, 02 de outubro (quarta-feira), às 19h, no Centro Cultural da Índia. Vídeo-diálogo que ilustrará a eficácia da ação de Gandhi ao promover transformações sociais que ganharam notoriedade no cenário internacional. Com a participação do Dr. Luiz Góes e o Mediador João Moris – Educadores da Palas Athena para Projetos Socioeducativos fundados no legado de Gandhi – e colaboração da Educadora Social Rosangela C. Ares.

– 108º Fórum do Comitê da Cultura da Paz, 08 de outubro (terça-feira), às 19h, no grande auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP) – uma realização da Palas Athena com o apoio institucional da UNESCO, do MASP, do Consulado Geral da Índia e do Centro Cultural da Índia. Dialogando com Gandhi – através da dança e da reflexão, é o tema que celebrará – por meio da dança clássica indiana Odissi e as reflexões sobre a Educação para a Paz – o diálogo entre Arte e Pedagogia, entre estética e ética, permitindo descobrir espaços de recriação e ressignificação da vocação libertária que inspirou Gandhi. Com a participação de Silvana Duarte, bailarina e educadora, e Renata Cueto de Souza, advogada, mediadora e educadora.

Todos os programas têm entrada franca e não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: www.palasthena.org.br
Participe!


A primeira leitura do Livro Tibetano do Viver e do Morrer

A obra de Sogyal Rinpoche, que se tornou referência também para dramaturgia, será o tema do próximo curso com George Barcat

bandeirinhaEm comemoração ao 20º aniversário de “O Livro Tibetano do Viver e do Morrer”, o curso com George Barcat fará uma introdução à leitura da obra de Sogyal Rinpoche.

O livro relaciona a filosofia tibetana com as mais recentes pesquisas ocidentais sobre a morte e que, ademais, amplia a nossa percepção sobre a importância das práticas meditativas. Enfim, para dar conta da complexidade de seus temas centrais, Sogyal aborda questões acerca do tempo, da dor, da religiosidade e da natureza da mente.

“Este livro oferece aos seus leitores não apenas uma soma de conhecimentos teóricos sobre a morte e o morrer, mas também medidas para aumentar a compreensão e preparar um caminho de calma e plenitude para si mesmo e para os outros.”
Sua Santidade O Dalai Lama

Data: 7 de novembro a 12 de dezembro, quintas-feiras
Horário: 19h30 a 21h30
Local: Palas Athena
Inscrições pelo site: www.palsasthena.org.br

Diálogo sobre a Natureza Humana – Boris Cyrulnik e Edgar Morin
Próximo lançamento da Palas Athena Editora

palas athena editoraCom tradução de Edgard de Assis Carvalho, o livro traz um diálogo rico e apaixonante entre dois dos maiores cientistas e pensadores contemporâneos, cujo traço em comum é a interdisciplinaridade: sociologia, psiquiatria, psicanálise, história, biologia, antropologia – e muito mais.

Aguardem! Em breve nas livrarias e no site da Palas Athena Editora: www.palasathena.org.br/editora.php


Associe-se e contribua com as ações da
Palas Athena
Há 40 anos inspirando pessoas, instituições, empresas e políticas públicas

A Pala Athena lançará em outubro a nova Campanha de Associados. Com quatro modalidades diferentes de contribuição, poderão colaborar com as atividades da instituição as pessoas físicas e jurídicas.

O Programa de Associados é essencial para a sustentabilidade da Palas Athena e suas ações sócio-educativas. Ao se tornar um associado colaborador, um patrocinador ou um amigo da Palas Athena, além de contribuir com obras de caráter humanitário ou cultural você usufruirá de condições especiais para participar das atividades do Centro de Estudos, do Centro Cultural e da Palas Athena Editora.

Aguardem!!!

 

O que quer dizer pensar?
Algumas reflexões a partir de Hannah Arendt

hannahPensar, para Hannah Arendt, é diferente de conhecer. A cognição científica (o conhecer) tem um objetivo e um propósito, enquanto o pensar não tem objeto e é auto-referente. Da mesma forma, o resultado do conhecer, a verdade, é diferente do “resultado” do pensar, que é um significado, ou uma história significativa.

No curso O que quer dizer pensar? Algumas reflexões a partir de Hannah Arendt, teremos como referência o filme de Margarethe Von Trotta sobre Arendt (1906-1975), que conta com um personagem inusitado: o Pensamento. Em 1961 Hannah Arendt, como repórter da revista New Yorker, viaja para assistir ao julgamento do oficial nazista Adolf Eichmann em Jerusalém. Este fato enseja trazer à tona uma das características do homem moderno e coletivo que, no extremo da obediência e da superficialidade, simplesmente não é capaz de pensar e de fazer julgamentos morais.

Ministrado por Amnéris Maroni, graduada em Ciências Sociais (USP), doutora em Antropologia (PUC) e mestre em História (Universidade Estadual de Campinas), e Johana Barreneche-Corrales, doutora em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, o curso acontecerá de 16 de outubro a 13 de novembro, às quartas-feiras, das 19h30 a 21h30, na Palas Athena.

Inscrições e informaçõeswww.palasathena.org.br

Da Reflexão à Ação
Conheça o livro “Transformação de Conflitos” de John Paul Lederach


palas athena editoraO conflito é uma realidade humana inegável. Nos ambientes democráticos ele nos aflige de modo aberto e recorrente. Nos espaços em que não se lhe permite aflorar, ainda assim, sofremos seus efeitos indiretos e insidiosos.

No livro Transformação de Conflitos, que compõe a série Da Reflexão à Ação, o autor nos oferece uma abordagem prática e cheia de esperança para transformar conflitos em oportunidades de mudança. Sem se deixar levar por idealismos que não podem ser aplicados no mundo real, Lederach descortina as amplas possibilidades da transformação de conflitos e mostra que sua aplicação prática requer “tanto soluções imediatas quanto mudanças sociais”. Não se trata apenas de “como terminar algo que não desejamos”, mas também de “como terminar algo destrutivo e construir algo desejado”.

Conheça os outros títulos da série Da Reflexão à Ação – www.palasathena.org.br


Palas Athena
Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel (11) 3266-6188 | www.palasathena.org.br