palas athena


– 
Palas Athena contribui para o Projeto Jovens Guerreiros – a bandeira do bem, da Rede Cultural Beija-Flor

Com o objetivo de cuidar da formação cidadã de meninas e meninos de 11 a 13 anos, esta iniciativa da Rede Beija-Flor, em Diadema, é um exemplo para nosso país. Ela brilha por ser multiplicadora de protagonismo juvenil e solidário em regiões carentes de políticas públicas satisfatórias que promovam o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário. Parceira da Rede desde 2005, a Palas Athena oferece encontros quinzenais para os pais e educadores e atividades socioeducativas semanais para os jovens.


– Próximo lançamento da Palas Athena Editorapalas athena

Na terça-feira, 6 de agosto a partir das 19 horas, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731) celebraremos o lançamento da 4ª edição revista e ampliada do livro Jogos Cooperativos – o jogo e o esporte como um exercício de convivência, do Prof. Fábio Brotto, referência nacional no escopo da cooperação como ação lúdico-cidadã. Seu propósito nesta obra é “incentivar a construção consciente de uma pedagogia, intencionalmente dirigida ao exercício da convivência e da prática da cooperação para a realização, não de um mundo melhor, mas do melhor mundo que pudermos realizar juntos!”


– Uma perspectiva de aliança entre tradição e modernidade: O papel da família e da escola em meio a uma era de transformações

Educar crianças e jovens para um mundo em intensas transformações é um dos grandes desafios do nosso tempo. Fortalecer uma rede na comunidade escolar, que sustente reflexões e questionamentos dos valores contemporâneos e inovações nas práticas de convivência poderá ser uma alternativa fértil para uma educação para o futuro.
É com esse objetivo que o Centro Educacional Reino Infantil, de São Luis do Maranhão, e a Palas Athena realizam palestras mensais na capital maranhense. Aberto aos pais, professores e comunidade da região, esse evento compõe a agenda de aniversário dos 40 anos da escola.


– Cultura de paz e convivência – multiplicação em redes de desenvolvimento social

Desnaturalizar a violência com a criação e fortalecimento de vínculos empáticos e criativos é o objetivo deste projeto realizado pela Palas Athena em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, através do Departamento de Políticas Preventivas.
Desde março de 2013 são realizados formações, cursos, fóruns e oficinas, tecendo uma rede solidária composta por gestores públicos, comunidade escolar, guarda civil e lideranças locais da cidade de São Bernardo do Campo.
O próximo evento aberto será o Fórum da Cidade, sobre Segurança e Cultura de Paz, no dia 13 de agosto, às 19h, com a presença do Prof. Dr. Ladislau Dowbor, no Teatro Cacilda Becker, Praça Samuel Sabatini, nº 50.


– Instrumentos de transformação pessoal e social – da teoria à prática

Em 12 e 13 de julho, sexta e sábado das 9h às 18h, a Profa. Dra. Celia Passos ministrará a capacitação de 16 horas em Processos Circulares – Círculos de construção de paz e de resolução de conflitos. Para algumas culturas, os Círculos são considerados espaços sagrados, pois nos conduzem ao reaprendizado da convivência; ensinam, na prática, a lidar com as diferenças e nos oferecem a possibilidade, imprescindível nos tempos atuais, de construção de consenso.
Trata-se da possibilidade de reverter parâmetros de comunicação e de resolução de conflitos em uma releitura ancestral de formas de se relacionar com o outro e com questões próprias. Dra. Celia Passos é doutoranda em Psicologia Social pela UERJ; Mestre em Direito e Sociologia pela UFF e Diretora-fundadora do ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas onde presta consultoria em Gestão de Conflitos.

Ministrado pela renomada Profa. Dra. Sandra Cabral Baron, psicóloga, mestre em educação, pós-doutorada pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade da PUC-SP e especialista em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR), o Seminário Resiliência: sua história não é seu destino acontecerá em 20 de julho, sábado das 9h às 18h. A noção de resiliência relaciona-se à capacidade, apresentada por sujeitos ou povos, para retomar de forma produtiva e criativa suas possibilidades de criação de novas oportunidades de viver, após ou em meio a situações ou ambientes traumáticos (ou adversos). Sandra Baron coordena o Observatório Internacional Rede Resiliência e os Ciclos internacionais Resiliência e Cultura.


Palas Athena
Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel (11) 3266-6188 | www.palasathena.org.br