Os ensinamentos do líder pacifista foram difundidos em três eventos promovidos pela Associação Palas Athenas

Foram realizados, durante o mês de março, no CASA Fazenda do Carmo, em Itaquera, zona leste de São Paulo, três eventos com o objetivo de difundir a cultura de paz por meio da prática da Ioga e dos ensinamentos do líder pacifista Mahatma Gandhi.

O primeiro encontro foi no dia cinco de março, com a exibição de um filme sobre a vida de Gandhi, seguido de um debate conduzido por Luís Góes, da Associação Palas Athena – uma organização não governamental criada em 1972 com a finalidade de aprimorar a convivência humana por meio da aproximação de culturas e articulação de saberes.

No dia 12 de março, o centro socioeducativo recebeu a visita do ator João Signorelli, que apresentou o monólogo “Gandhi, um líder servidor”. Segundo o coordenador pedagógico do CASA Fazenda do Carmo, Igínio Martins Filho, o encontro foi permeado por muita emoção e aprendizado. “Os adolescentes ficaram fascinados com as mensagens Gandhianas passadas através da interpretação perfeita e envolvente do ator João Signorelli”, contou ele.

O último dos encontros foi no dia 20 de março, quando o professor João Moris, também da Associação Palas Athena, promoveu um bate-papo com os jovens e funcionários do CASA sobre as ideias de Gandhi. O líder indiano difundiu o conceito do Satyagraha, princípio da não agressão e da forma não violenta de protesto.

O convite para as apresentações dos profissionais da Associação Palas Athena partiu da educadora física do CASA Fazenda do Carmo Magda Marante, que possui pós-graduação em Ioga e dá aulas da modalidade para os jovens do centro. Segundo Magda, os benefícios da prática no comportamento dos adolescentes são visíveis. “A ioga contribuiu para a revalorização da mente, do corpo e do espírito. Os meninos começam a meditar, a pensar mais sobre as atitudes e a vida deles”, avalia.

FONTE: http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/noticias-home/1365-fazenda-do-carmo-realiza-eventos-sobre-gandhi