ABERTURA DA 29ª SEMANA GANDHI

GANDHI – A COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E AÇÃO

Palestra com Lia Diskin

2 de outubro  sábado  17h
Local: Palas Athena
Rua Leôncio de Carvalho, 99 – Paraíso
ENTRADA FRANCA

Os fins estão nos meios como a árvore na semente – dizia o Mahatma, cuja influência no cenário político mundial revela as transformações sociais não violentas mais significativas e duradouras das últimas décadas. Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Kenneth Kaunda, Lech Walesa, Vaclav Havel, o Dalai Lama e Aung San Suu Kyi são alguns de seus notáveis seguidores a serviço de causas comprometidas com a não violência.

Mas Gandhi não se considerava um político, antes um curioso pesquisador do alcance da Verdade como baliza para uma convivência digna entre modos de pensar, sentir e sustentar crenças originárias de culturas diversas. Para tal convívio é necessário encurtar as distâncias entre o discurso e a ação, possibilitando a emergência de uma ética da relação que ofereça espaço para as reciprocidades. E é na experiência pessoal que ela se revela poderosa e transformadora, é nos desafios cotidianos onde são testadas nossas convicções e nosso caráter.

Quando Gandhi nos convida a sermos a mudança que desejamos ver no mundo, assinala a capacidade inerente a cada um de nós de assumir a responsabilidade pela autoeducação, pela aprendizagem constante com as situações que geramos e gerimos no ato de viver, ampliando repertórios a partir do reconhecimento de não sabermos tudo nem sermos a expressão acabada do potencial criativo que abrigamos em nosso interior – eis o mistério insondável e sempre renovado do qual somos, a um só tempo, espectadores e protagonistas.

Lia Diskin realizou estudos sobre Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Responsável pelas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Co-fundadora da Palas Athena, criadora e mentora de programas educacionais e projetos socioeducativos, de redes de participação cidadã e parcerias dos mais diversos setores da sociedade. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz – um programa da UNESCO. Acaba de ganhar o Prêmio Internacional 2010 da Jamnalal Bajaj Foundation por difundir os princípios gandhianos fora da Índia, e também o Prêmio Transformadores da Revista TRIP.