Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /var/www/html/palasathena.org.br/web/gc/sql.inc.php on line 67 Palas Athena
  • Home
  • Programação
  • Grupo de estudos – Diálogo com Leymah Gbowee [Encontros On-line]
Programação
Grupo de estudos – Diálogo com Leymah Gbowee [Encontros On-line]

Facilitação e Mediação – Professora Lourdes Alves
Terças-feiras, das 19h às 21h30 - confira o calendário de encontros

*Os encontros serão on-line, através da plataforma Zoom.

O propósito desta série de 20 encontros é conhecer a obra de Leymah Gbowee, uma notável ativista africana contemporânea, criadora e articuladora do movimento de paz que pôs fim à Segunda Guerra Cívil da Libéria, em 2003.

Ela também teve um papel importante no processo eleitoral que elegeu Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher presidente de um país africano. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2011, junto com sua compatriota Sirleaf e a iemenita Tawakkol Karman.

O livro Guerreiras da Paz é um registro envolvente e dramático da história de vida da autora, do período da guerra civil na Libéria e do movimento de mulheres liberianas construtoras da paz.

A obra está dividida em três partes, a primeira apresenta a cultura local, a composição familiar, comunitária, e o início do processo da guerra civil que durou 14 anos. A segunda parte descreve o estado de guerra no país, o impacto na sua vida pessoal e profissional, na população civil em geral e o movimento das mulheres na construção da paz. A terceira e última parte reflete a consolidação da metodologia de mediação e negociação de conflito utilizada por ela e os desafios para a manutenção de um estado de paz.

Esse estudo é uma oportunidade para conhecermos, do ponto de vista de uma mulher africana, o seu território, o uso das metodologias de cura de traumas, prevenção e mediação de conflito, a pratica e a força do movimento de mulheres liberianas na construção da paz.

A leitura é uma condição de participação no trabalho e garante o exercício critico de compreensão do texto. Entretanto, é o compartilhamento de experiências e saberes, o senso de pertencimento, confiabilidade, identidade e conexão, que fazem dessa experiencia uma jornada de autoconhecimento e aprendizagem dos temas centrais e correlatos que o livro propõe: Questões de gênero, solidariedade entre mulheres, ciclo da violência doméstica, racismo, assassinato de mulheres, cultura, filosofia, participação cidadã, formação de redes, representatividade e movimentos sociais.





 

 





Calendário

Julho: 28
Agosto: 4, 11, 18 e 25
Setembro: 1, 8, 15, 22, 29
Outubro: 6, 13, 20, 27
Novembro: 3, 10, 17, 24
Dezembro: 1, 8




Facilitação

Lourdes Alves, Educadora, Psicóloga, Pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento e Inovação, pela Faculdade SENAC. Especialista em Desenvolvimento Local pela OIT – (Organização Internacional do Trabalho). Conselheira e Docente na Associação Palas Athena, certificada em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência. É Diretora-Fundadora da Consultoria Bom Dialogo, especializada em criar eventos vivos, dialogados, interativos e principalmente transformadores. Palestrante, facilitadora de grupos e docente. É multiplicadora das metodologias de Dialogo, Comunicação Não Violenta, Mediação e Transformação de Conflito.  Professora convidada para cursos de MBI na UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Coautora no Livro “O Papel da Universidade no Desenvolvimento Local” - Experiências brasileiras e canadenses, publicado em 2011 pela editora Secco. Em abril de 2012, recebeu homenagem na Câmara Municipal de São Paulo, por serviços prestados a comunidade. Em 2019 participou do TEDXCampinas com o tema – Convivência, Eis a nossa Questão.

 

INSCREVA-SE


Os encontros serão on-line, ministradas através da plataforma Zoom.
Após a inscrição, e uns dias antes do início do curso, você receberá o e-mail com as informações sobre como acessar a aula.


Inscrições até 30 de julho às 15h.

6x de R$ 100,00

 

 

Só é permitido comprar 1 unidade do curso por pessoa. Para inscrever outro aluno, finalize sua compra e repita o processo com os dados do outro aluno.

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição on-line, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão