Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /var/www/html/palasathena.org.br/web/gc/sql.inc.php on line 67 Palas Athena
  • Home
  • 26ª Semana Gandhi | 2007
26ª Semana Gandhi | 2007



26ª Semana Gandhi | 2007



:. Assista ao vídeo da Abertura da 26ª Semana Gandhi
com o Prof. Jean-Marie Muller, no Espaço Gandhi/SP, dia 02/10/2007.


A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou unanimente uma resolução em 15 de junho de 2007 de celebrar anualmente o aniversário de Mahatma Gandhi - 2 de outubro -, como o Dia Internacional da Não-Violência. A iniciativa da resolução foi liderada pela Índia e apoiada por 142 países.

A idéia de declarar 2 de outubro o Dia Internacional da Não-Violência originou-se da Declaração adotada na “Conferência Internacional sobre Paz, Não-Violência e Empoderamento – filosofia gandhiana para o século XXI”, realizada em Nova Delhi em janeiro de 2007 com o propósito de comemorar o centenário do Movimento Satyagraha lançado por Mahatma Gandhi na África do Sul. Esta conferência teve a presença de delegações de 90 países e 122 organizações, inclusive vários laureados com o prêmio Nobel da Paz e líderes da sociedade civil. Entenderam os participantes que no mundo de hoje, onde graçam a violência e o ódio, a declaração de 2 de outubro como Dia Internacional da Não-Violência seria de grande valor simbólico, posto que ajudaria a comunidade internacional a concentrar-se na necessidade de adotar métodos não-violentos para resolver suas diferenças e conflitos.

A primeira comemoração será realizada este ano na Sede das Nações Unidas em Nova York, oportunidade para a qual a foi convidada a Profa. Lia Diskin, mentora e co-fundadora da Associação Palas Athena que, a convite do Governo da Índia, comporá a Mesa Redonda. Esta terá o propósito de reunir eminentes pensadores e intelectuais globais para apontar os desafios e problemas contemporâneos e a relevância da Não-Violência gandhiana para essas questões internacionais, cujas idéias e ações têm sido uma contribuição fundamental para clarificar e indicar os rumos para uma sociedade pautada pelo compromisso com a não-violência, a justiça e a solidariedade.

Nesta 26a Semana Gandhi a Associação Palas Athena conta com a adesão de 6 estados brasileiros, 16 cidades, 89 escolas, 4 universidades, dezenas de órgãos governamentais e instituições da sociedade civil que, articulando seus talentos e criatividade junto aos de suas comunidades programaram mais de 400 atividades que acontecerão ao longo do mês de outubro.
Agradecemos a confiança, entusiasmo e generosidade de todos os envolvidos que permitiram concretizar esta programação oferecendo seu tempo, esforços e conhecimento.

Confira abaixo os locais de realização e participe!


São Paulo / SP

ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA
Rua Leôncio de Carvalho, 99
Tel: (11) 3266-6188
comunicacao@palasathena.org.br • www.palasathena.org.br
Coordenação: Lucia Benfatti e Flávia de Faria Moreira da Silva

A Associação Palas Athena, a UNESCO, o Consulado Geral da Índia, a Prefeitura de São Paulo/Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o SESC SP têm a honra de convidar para a:

Celebração do Dia Internacional da Não-Violência
e abertura da 26a Semana Gandhi
A atualidade de Gandhi – filosofia em ação


02 out | terça-feira

9h30 • Cerimônia de homenagem a Gandhi, com a presença do Exmo. Sr. Prefeito Dr. Gilberto Kassab
Local: Espaço Gandhi – Praça Túlio Fontoura, em frente ao Parque Ibirapuera, no final da Rua Abílio Soares.

19h30 • Performance musical da Banda Jualê, de São Paulo - Toninho Crespo (vocal e violão); Evaldo Corrêa (vocal, bateria e percussão); Renato Farias (trombone); Guto Brinholi (baixo acústico); Edmilson Negrão (percussão). Convidada especial: Ana Rita Simonka (tampura e snuj).

Local: Teatro do SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 - São Paulo / SP
Retirada de ingressos no SESC Vila Mariana nos dias 29 e 30 de setembro, das 10h às 18h30, e no dia 02 de outubro a partir das 9h até esgotar a disponibilidade de lugares.


19h40 • Mesa Redonda com Jean-Marie Muller e Shrikrishna Tengshe, e moderação da Dra. Marlova Jovchelovitch Noleto, representando a UNESCO Brasil.

Local: Teatro do SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 - São Paulo / SP
Retirada de ingressos no SESC Vila Mariana, nos dias 29 e 30 de setembro das 10h às 18h30 e no dia 02 de outubro a partir das 9h até esgotar a disponibilidade de lugares.


Jean-Marie Muller, filósofo. Dedicou-se à pesquisa sobre a não-violência e sua aplicação prática através de informação, formação e ação. Fundou e dirige o Instituto de Pesquisas sobre a Resolução Não-Violenta de Conflitos (IRNC). É autor de 27 livros sobre a não-violência e assuntos correlatos, dentre os quais destacamos aqueles já traduzidos para o português: Não-Violência na Educação e O Princípio da Não-Violência - uma trajetória filosófica, ambos editados pela Palas Athena Editora, e Princípios e Métodos de Intervenção Civil pela Editora Piaget.

Shrikrishna Tengshe, médico e pesquisador, com doutorado em Psiconeurologia. Estudou e praticou Yoga da linhagem do Instituto de Kaivalyadhama, onde foi consultor e Chefe do Departamento Médico, responsável pelas atividades terapêuticas do Yogic Health Centre em Kaivalyadhama, Mumbai. É autor de vários livros, dentre eles: Essence of Pranayama (1985), Pranayamachya Anatarangat (1995), Notes on Man, Mind and Consciousness, A Yogic Viewpoint (1997) e Notes on Basic Principals & Methods of Teachings as Applied to Yogic Practices and a Ready Reckoner of Yogic Practices (1998).

Realização: Associação Palas Athena
Apoio: UNESCO, Consulado Geral da Índia e SESC

04 out | quinta-feira

19h30 a 21h30 • Lançamento do livro “O Princípio da Não-Violência - Uma trajetória filosófica” e palestra com o autor Prof. Jean Marie Muller, filósofo francês e ativista da Não-Violência.
Local: Centro da Cultura Judaica - Rua Oscar Freire , 2500 - (ao lado do Metrô Sumaré) - São Paulo / SP - Tel. (11) 3065-4333
Co-realização: Centro da Cultura Judaica, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Associação Palas Athena


13 out | sábado


A não-violência de Gandhi
18h • Palestra com Swami Nitya Chaitania “Não-Violência em Gandhi”
Local: Palas Athena - Rua Leôncio de Carvalho, 99 - São Paulo / SP

Aproveitando a passagem de Swami Nitya Chaitanya pelo Brasil, o convidamos a dar sua contribuição à 26a Semana Gandhi, que neste ano coincide com a celebração do Dia Internacional da Não-Violência, recentemente proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas no dia do nascimento do Mahatma.

Swami Nitya Chatanya é discípulo de Baba Bajrangadas ji Maharaj e Swami Tilak. É também presidente da Sri Bajrangadas Kuti, em Chichot, Chipaneer, Madhya Pradesh, na Índia, e presidente honorário do Jnana Mandiram em Brasília. Ele tornou-se monge quando muito jovem e fez sua primeira viagem pelo mundo em 1980 com Swami Tilak. Hoje conta com 40 anos de vida monástica.

“Para mim, Gandhi, mais do que um político, era uma grande alma, um ser de elevada espiritualidade. Ele liderou o movimento de libertação sem guerra e, por fim, obteve a independência do governo britânico – evidência de sua inabalável fé na Verdade. O compromisso com a verdade foi sua grande ferramenta, junto à não-violência. Com estes preciosos instrumentos conquistou o coração de todos aqueles que eram contra ou duvidavam da sua forma de buscar a autonomia da sua terra natal. Através de sua campanha não violenta ele fez com que os colonialistas deixassem a Índia sem rancor, ódio ou animosidade. Esta foi uma das maiores conquistas da história, pois provou que através de satyagraha (verdade) e ahimsa (não-violência) é possível transformar situações de injustiça social.

O mundo hoje enfrenta caos e violência em toda parte. Nesse contexto, a melhor saída é aquela proposta por Gandhi. É preciso respeitar o transgressor, mas repudiar o mal que ele pratica, procurando descobrir a causa para tais atos. Como dizia Gandhi: ‘É adequado resistir e criticar um sistema, mas resistir e atacar seus autores equivale a resistir e atacar a si mesmo. Pois todos temos defeitos, somos filhos do mesmo Criador e, nessa condição, repousam em nós infinitos poderes divinos. Desprezar um único ser humano é desprezar esses poderes divinos e, portanto, fazer mal àquele ser, e com ele ao mundo inteiro’.”

Swami Nitya Chaitania vive em um ashram às margens do rio Narmada, na Índia. Foi discípulo dos veneráveis Swami Tilak e Shri Bajarangadas, aos quais acompanhou e serviu por muitos anos com dedicação, amor e desprendimento. Pertence à tradição Vedanta do hinduísmo, cujos ensinamentos difunde em muitos países.


Prof. Jean-Marie Muller, Profa Lia Diskin, Swami Nitya Chaitania





CENTRO DE CONVIVÊNCIA E COOPERATIVA VILA GUARANI - JABAQUARA (SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE)
Rua Lussanvira, 178 Vila Guarani
Tel: (11) 5011-3106
ceccovguarani@saude.prefeitura.sp.gov.br
Coordenação: Rita Aparecida Martim

2 out | terça-feira
9h a 11h • A Paz Faz Bem Para a Saúde!
Evento aberto à comunidade com práticas da medicina tradicional chinesa, canto e dança pela Paz.


CENTRO DA CULTURA JUDAICA
Realização: Centro da Cultura Judaica, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Associação Palas Athena
Rua Oscar Freire, 2500
Tel: (11) 3065-4338 (r. 4171)
www.culturajudaica.org.br
Coordenação: Samantha Ciocler

Cultura de Paz: ética da convivência
Exposições:

A partir de 02 out
• Darfur: Quem Irá Sobreviver Hoje? criada pelo Museu do Holocausto, em Washington
Local: Museu AfroBrasil - Parque do Ibirapuera

• Coexistência Brasil
Local: Museu AfroBrasil - Parque do Ibirapuera

01 a 14 out • Aikidô: Harmonia em Ação
Local: Centro da Cultura Judaica

01 a 30 out • Armênia, 15 anos de independência
Local: Centro da Cultura Judaica

Programação:

30 set | domingo
10h e 15h30 • Contação de histórias do projeto “Era uma vez” e oficina de tsurus
Idade: a partir de 7 anos

01 out | segunda-feira
15h • Episódio 1 e 2 do documentário “Um século de conflitos não-violentos”
20h30 • Peça teatral “Marcha da vida: um resgate jovem”

02 out | terça-feira
14h • Filme “Um herói do nosso tempo”
Idade: a partir de 18 anos

17h • Episódio 3 e 4 do documentário “Um século de conflitos não-violentos”

19h • Filme “Gandhi”
Idade: a partir de 14 anos

03 out | quarta-feira
14h • Filme “O senhor das armas”
Idade: a partir de 16 anos

17h • Documentário “I am going to tell you a secret”

19h • Palestras do projeto “Abrace seu bairro”

20h30 • Oficina “Vivência de grupo” com coordenadores do Abrace seu bairro

04 out | quinta-feira
15h • Filme “Nascidos em bordéis”
Idade: a partir de 12 anos

19h30 • Lançamento do livro “O princípio da não-violência - uma trajetória filosófica” e palestra com o autor Jean-Marie Muller

20h30 • Sipur - Histórias para Adultos - “Sumri” de Amós Oz
Idade: a partir de 12 anos

05 out | sexta-feira
14h • Filme “Trem da vida”
Idade: a partir de 14 anos

16h30 • Episódio 5 e 6 do documentário “Um século de conflitos não-violentos”

19h • Conversas temáticas ao pé do filme com Wellington Nogueira - Exibição de “Doutores da alegria - o filme”

06 out | sábado
12h a 15h • Almoço judaico - Buffet completo: R$22,00 por pessoa (não inclui bebidas)

14h • Filme “Caminhando sobre as águas”
Idade: a partir de 16 anos

15h • Oficina da paz para crianças com Daniel Warren
Idade: 5 a 12 anos

17h • Palestra e workshop “Aikido: harmonia em ação”

20h30 • Apresentação do grupo Barulhaço - Orquestra de tambores de aço

07 out | domingo
11h • Sipurim, a hora da história Histórias de Ivo Minkovicius
Idade: 3 a 9 anos

12h a 15h • Almoço Judaico - Buffet completo: R$22,00 por pessoa (não inclui bebidas)

13h • Filme “Os Carvoeiros”
Idade: a partir de 12 anos

16h30 • Apresentação do grupo de dança CCJ: Lehakat Tzion

17h30 • Conversas temáticas ao pé do filme com Roberto Mader e Jan Rocha - Première do filme “Condor”
Idade: a partir de 14 anos


CEU ALVARENGA
Estrada do Alvarenga, 3752 - Pedreira
Tel: (11) 5672-2540
alvanac@yahoo.com.br e jacsonmatos@gmail.com
http://br.geocities.com/nacalvarenga
Coordenação: Guilherme Teixeira e Jacson Matos

02 out | terça-feira
8h • Caminhada do CEU a Billings, com a Profa. Karine Sales
10h e 13h • Teatro de bonecos mamolengo
13h30 • Construção da árvore da bondade, com a Profa. Sônia Piaulino.
16h • Caminhada do CEU a Billings, com a Profa. Cristiane Mendonça

03 out | quarta-feira
10h e 13h • Teatro de bonecos mamolengo
16h • Apresentação da Orquestra do CEU

04 out | quinta-feira
8h • Caminhada do CEU a Billings. Responsável: Karine Sales
9h • Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, com o Prof. Paulo César Lopes
10h e 13h • Teatro de bonecos mamolengo
16h • Caminhada do CEU a Billings, com a Profa. Cristiane Mendonça

05 out | sexta-feira
14h30 • Dança circular, com a Profa. Silvana Pierin
15h a 18h • Baile da melhor idade

07 out | domingo
13h a 18h • Skate, manobras pela paz, apresentação de manobras radicais na pista de skate com MC’s e mensagens pela paz


COLÉGIO GANDHI
Rua Miguel Helou, 37 - Freguesia do Ó
Tel: (11) 3976-5598
colegiogandhi@colegiogandhi.com.br
Coordenação: Elvira Rodrigues de Brito

3 a 31 out | quartas-feiras
14h • Exibição do filme “Gandhi”


ESCOLA ESTADUAL PROF. DR. LAURO PEREIRA TRAVASSOS
Rua Frei Francisco Ferreira, 128 - Vila Missionária
Tel: (11) 5611-9190
e036286a@fee.sp.gov.br
Coordenação: Jacson Matos

17 out | quarta-feira
19h30 • Sarau em homenagem a Gandhi
Local: Pátio da Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos


FUNDAÇÃO CASA
Gerência de Educação Física e Esporte
Gerente: Carlos Alberto Robles
Unidades, datas e horários: contatos com Eliana (Projeto de Yoga)
Tel: (11) 6846-9074


LESEDI SPA HOLÍSTICO
Rua Jesuíno Maciel, 1160 - Campo Belo
Tel: (11) 5093-1100
contato@lesedi.com.br
www.lesedi.com.br
Coordenação: Leila de Souza Pinto

Ensinamento do pensamento gandhiano nas aulas de yoga

13 out | sábado
10h • Prática meditativa inspirada em virtudes como ahimsa e satya • Mostra do documentário de Gandhi

15 a 29 out | segundas-feiras
18h30 a 19h • Continuidade do trabalho iniciado dia 13 out.


NÚCLEO DE HEALING E BIKUR CHOLIM DA COMUNIDADE SHALOM
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 195 - V. Olímpia
Tel: (11) 3849-1477
healing@shalom.org.br
www.shalom.org.br/healing
Coordenação: Esther Dzialowski Amarante

25 a 28 out - II Conferência Latino-Americana de Healing Judaico

Conferencistas convidados: Rabina Amy Eilberg, internacionalmente conhecida como líder em assuntos de healing judaico, orientação espiritual e promoção da paz. Rabino William Cutter, diretor do Kalsman Institute on Judaism and Health, é uma autoridade nas áreas de cuidados pastorais e espirituais, religião, saúde, e valores éticos judaicos. 


PLUGADOS NA EDUCAÇÃO
Rua Amaral Gurgel 452 cj. 85 -Vila Buarque
Tel/Fax: (11) 3255-2085
parceiros@plugadosnaeducacao.org.br
www.plugadosnaeducacao.org.br
Coordenação: César de Sousa Reis

E. E. Major Cosme de Faria
Zona Leste - São Paulo / SP

01 a 29 out | segundas-feiras
11h a 15h • Vídeo “Ouvir para compreender” (Manifesto 2000 da UNESCO – por uma Cultura de Paz e Não-Violência) • Apresentação dos alunos • Meditação • Filme: “Bicho de sete cabeças” • Grupo de diálogo sobre o filme com o moderador César de Sousa Reis e duas alunas voluntárias.

7 e 14 out | domingo
10h a 12h • Meditar e praticar o diálogo em grupo, compartilhar uma mesa de alimentos e fazer orações em agradecimento à vida. Moderador: César de Souza Reis, com a participação de mães das crianças e da voluntária e mãe Terezinha Jordão.


E.E. Prof. Ernesto de Melo Brandão
Rua Nossa Senhora das Graças, 250
Granada - Distrito de Abre Campo - Minas Gerais
Tel: (31) 3872-3053
eepernesto@hotmail.com
Diretora : Amélia Aparecida de Assis Lopes

Todos este eventos terão como referência a cartilha “Paz, como se faz ? Semeando cultura de paz nas escolas”, de Lia Diskin e Laura Gorrezio Roizman, Palas Athena Editora e UNESCO. A culminância desse trabalho terá o envolvimento de todos na expressividade demonstrada através de desenhos pintados na fachada interior do muro escolar.

Pré-escolar: Respeitar a vida • Fase Introd.: Ser generoso • Fase I: Imagine um mundo perfeito. Como ele seria? • Fase II: Preservar o planeta • Fase III: Rejeitar a violência • Fase IV: Quem tem um amigo nunca está sozinho • 5a série I: Ouvir para compreender • 5a série II: Redescobrir a solidariedade

Cronograma da Semana das Crianças:
8 out | segunda-feira - 4a série e 5a série I
9 out | terça-feira - Pré-escolar e Fase III
10 out | quarta-feira - 5a série II
10 out | quarta-feira - Fase Introd. e Fase II
11 out | quinta-feira - Fase I


REDE AÇÃO PELA PAZ
Local: UMAPAZ – Universidade Livre do Meio Ambiente
e da Cultura de Paz
Av. IV Centenário, 1268 - portão 7A
Pq do Ibirapuera
Tel: (11) 5572.1004
redeacaopelapaz@gmail.com
Coordenação: Rede Ação Pela Paz

Encontros de paz

Programa que tem o propósito de fortalecer as pessoas, organizações e redes que atuam em cultura de paz, refletindo sobre a situação da cultura de paz no mundo e no Brasil nos diversos âmbitos da convivência social e ambiental e buscando contribuir para as mudanças que queremos ver no mundo.

Cada tema será apresentado por especialistas, seguido de debates com os participantes. O evento é aberto aos integrantes da Rede Ação pela Paz, às pessoas que trabalham pela paz na Cidade de São Paulo e ao público em geral.

As pessoas que se inscreverem e comparecerem aos seis encontros receberão certificado de participação fornecido pela Rede Ação pela Paz e UMAPAZ. No dia 7/11/2007 será o lançamento do “Guia de Cultura de Paz em São Paulo”. Serão distribuídos exemplares aos participantes.

27 set | quinta-feira
19h a 22h • Inter-religiosidade e Redes Sociais
Palestrantes: Reverendo Elias - URI (Iniciativa das Religiões Unidas); Jonas Melman - Secretaria Municipal de Saúde; Rose Marie Inojosa - UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz)

04 out | quinta-feira
19h a 22h • Educação, Arte e Cultura de Paz
Palestrantes: Ute Craemer - Associação Monte Azul; Glacilda Pedroso - UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz); Toninho Macedo - Abaçaí Cultura e Arte

10 out | quarta-feira
19h a 22h • Mediação de Conflitos e Comunicação Não-Violenta
Palestrantes: Corina - Colibri Assessoria; Dra. Célia Cristina Whitaker - Comissão Municipal de Direitos Humanos; Valéria Almeida - Associação Palas Athena

18 out | quinta-feira
19h a 22h • Saúde, Meio Ambiente e Cultura de Paz
Palestrantes: Leda Aschermann- Secretaria do Verde e Meio Ambiente; Agente do PAVS (Programa Ambientes Verdes Saudáveis) - Secretaria Municipal de Saúde

25 out | quinta-feira
19h a 22h • Ecossocioeconomia e Cultura de Paz
Palestrantes: Georges - Educação Gaia; Maluh Barciotte - Instituto Kairós

07 nov | quarta-feira
19h a 22h • Política, Segurança e Cultura de Paz
Palestrantes: Walter Feldman - Secretaria Municipal de Esportes; Jose Roberto Bellintane - SPCV; Melina Risso - Instituto Sou da Paz. Mediador: Secretário Eduardo Jorge - Secretaria do Verde e Meio Ambiente


TÊNIS CLUBE PAULISTA
Rua Gualachos, 285, Aclimação
Tel (11) 3253-6678
dge@tcpaulista.com.br
Coordenação: Hermínia B.M.Ferreira, Renata R. Chantre, Rosângela M. P. Vasconcellos

19 out | sexta-feira
Aula de Yoga • Tsurus • Florais • Filmes • Tai Chi Chuan


UMAPAZ – UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE E DA CULTURA DE PAZ
Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A
Pq do Ibirapuera
Tel: (11) 5572-1004
umapaz@umapaz.com.br
www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz
Coordenação: Rose Marie Inojosa

04 out | quinta-feira
14h30 a 16h30 • Seminário “O pensamento de Gandhi e a construção de redes de paz”. Apresentador e facilitador: Jonas Melman, médico psiquiatra, membro da Rede Gandhi: Saúde, Cultura de Paz e Não-violência.

Segundo Melman, a vida e o pensamento de Mahatma Gandhi constituem uma riqueza a ser explorada e compreendida a serviço da invenção de novas formas de convivência e de produção social. “Na atualidade, vivemos tempos de tantas contradições e impasses que necessitamos de uma fonte de inspiração para orientar nossas escolhas, nossas políticas, nosso agir sobre a realidade. Precisamos de muita lucidez para tecer as Redes de Paz”, afirma Melman.


UNIPAZ
Realização: UNIPAZ-SP em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego, UNESCO e Palas Athena
Rua Joaquim Floriano, 101 cj. 604 - Itaim Bibi
Tel: (11) 3079-5127
spcapital@unipaz.net
Coordenação: Flávio Lopes Ribeiro

Chá da paz
Projeto para divulgação da Cultura de Paz no município de São Paulo no Dia Internacional da Não-Violência

02 out | terça-feira
Local: Viaduto do Chá
9h a 18h • Atendimentos gratuitos à população (médicos, psicológicos e terapêuticos) distribuídos em 5 tendas • Distribuição gratuita de 1000 saquinhos de chá de camomila e 1000 fitinhas brancas como símbolos universais da paz, juntamente com material impresso de divulgação sobre: Cultura de paz, Mahatma Gandhi, Não-Violência, Como ser um agente da paz e sobre instituições selecionadas que promovam a não-violência. Estarão disponíveis profissionais de diversas especialidades, alunos da pós-graduação em Transdisciplinaridade da UNIPAZ, preparados para orientar e informar a população sobre como desenvolver e aplicar a cultura de paz em seu cotidiano.


Araçatuba / SP

COMITÊ DA ALTA NOROESTE PAULISTA PARA A DÉCADA DA CULTURA DE PAZ E ESPAÇO INTERAÇÃO
Praça Nove de Julho, 26 e Rua Graça Aranha, 1177 - Jd. Nova Iorque
Tel: (18) 3622-7053
espacointeracao@uol.com.br
Coordenação: Maria Elvira Ribeiro Tuppy

21 set e 2 out | sexta e terça-feira

Escolas participantes: Rede estadual de ensino de Araçatuba e região

Diretora: Marisa Lélis
Escola: Diretoria de Ensino
Cidade: Araçatuba / SP

Diretor: Neuclides Alexandre
Escola: E.E. Silvestre Augusto Nascimento
Cidade: Taveira / SP

Diretora: Ana Cláudia Requenha
Escola: E.E. Dr. Joubert de Carvalho
Cidade: Araçatuba / SP

Diretora: Sonia Tenaglia
Escola: E.E Prof. Waldemar Queiroz
Cidade: Guararapes / SP

Diretor: Cláudio Nahim
Escola: Escola da Família - E.E. Prof. Waldemar Queiroz
Cidade: Guararapes / SP

Diretora: Maria InêsTrivelin Rosa
Escola: Escola da Família - Diretoria de Ensino
Cidade: Araçatuba / SP

Diretora: Tatiane Formigoni
Escola: Escola da Família - Diretoria de Ensino
Cidade: Araçatuba / SP

Diretora: Márcia Cristina Lia Neiva Ribeiro
Escola: E. E. Luiz Gama
Cidade: Araçatuba / SP

Diretora: Sirlene de Faria Santos Zuim
Escola: E.E. João Arruda Brasil
Cidade: Araçatuba / SP

Diretora: Sônia Sanches Ferreira
Escola: E.E. Licolina Reis Alves
Cidade: Araçatuba / SP

Diretora: Janete M. Novais
Escola: E.E. Prof. Jorge Correia
Cidade: Araçatuba / SP

Rede municipal de ensino de Birigui

Diretora: Solange Maria da Silva Franzói
Escola: EMEF Prof. Leonor Chaim Cury

Diretora: Áurea Esteves Serra
Escola: EMEF Geni Leite da Silva

Diretora: Maria Helena Campomizzio Astolphi
Escola: EMEF Profa. Lucinda Araújo Pereira Giampietro

Diretor: Giovani Aparecido Machado
Programa arte de crescer - Secretaria Municipal de Ação e promoção Social de Birigui


Cândido Mota / SP

CHANCE À PAZ - CULTURA DE PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA
Rua Pedro Caetano de Almeida, 81
V. Cláudia - Assis /SP
Tel: (18) 3323-5427 / (18) 9773-8322
chanceapaz@bol.com.br
Coordenação: Silvio Luís de Carvalho

Exibição do documentário “Uma força mais poderosa - um século de conflitos não-violentos” nas escolas estaduais e municipais no município de Cândido Mota/SP.

Escolas participantes:

EM Olga Breve Alves
Rua Dom Pedro II, S/No - Jardim Aeroporto
Tel: (18) 3341-1843 / (18) 3341-5332
olga@cmotanet.com.br

EE Rachid Jabur
Avenida da Saudade, 193 – Jardim Betânia
Tel: (18) 3341-1352 / (18) 3341-3425
e033030a@see.sp.gov.br

EE Dr. José Augusto de Carvalho
Rua Antônio da Silva Vieira, 129 – Centro
Tel: (18) 3341-1097 / (18) 3341-6555
eejac@femanet.com.br

EM Helena Pupim Albanez
Rua Joaquim Galvão de França, 118 – Centro
E-mail: elenapup@cmotanet.com.br
Tel: (18) 3341.1431 – (18) 3341.4499

EE José dos Santos Almeida
Rua Ângelo Pípolo, 94 – Centro
Fones: (18) 3341.1186 – (18) 3341.2773
E-mail: grupinho@cmotanet.com.br

ETE Prof. Luiz Pires Barbosa - Rod. SP 266 Km 2
Fones (18) 3341.1014 – (18) 3341.4448
E-mail: eteplpb@cmotanet.com.br

EE Santo Hino
Rua Massae Hino, 350 – Distrito de Santo Antônio do Paranapanema
Tel: (18) 3349.1157
E-mail: shino@femanet.com.br


Diadema / SP

REDE CULTURAL BEIJA-FLOR
Fundação Criança em Risco – CARF Brasil
Estrada Pedreira Alvarenga, 2343
Tel: (11) 4049-4440 / (11) 4047-2231
E-mail: beijaflor@carfweb.net
Site: www.carfweb.net
Coordenação: Djalma dos Santos


Itatiba / SP

CENTRO MANDALA
Rod. D. Pedro I, km 97 - Estr. Municipal, s/ no
Tel: (11) 3323-6218/ 4538-7392
contato@centromandala.com.br
www.centromandala.com.br
Coordenação: Ana Lidia Guerra

Consciência por um mundo melhor

03 out | quarta-feira
• Abertura da Exposição “Faces da Índia, visão fascinante de um povo” com fotografias de Edith Derdyk • Visitação no Museu da Cidade até 14 de out e na galeria do Centro Mandala de 15 a 31 de out.

04 e 05 out | quinta e sexta-feiras
• Exibição do filme “Gandhi” para alunos do Ensino Fundamental em escolas de Itatiba
com comentários de Luiz Henrique Góes.

06 out | sábado
9h • Caminhada filosófica com Rita Mendonça • Comunicação Não-Violenta com Valéria Almeida • Yoga com Silvio Rocha

10h30 • Meditação com Márcia Fiker • Filme “Uma força mais poderosa” com comentários de Luiz Henrique Góes • Futebol cooperativo com Vera Jacó e equipe • Danças circulares com Lígia Lima

13h20 • Filme “Uma verdade inconveniente”, de Al Gore

14h30 • Origami com Lígia Lima • Yoga e Meditação com Márcia Fiker • Jogos cooperativos com Vera Jacó e equipe

16h30 • Concerto de música indiana com Dhaivat Raj e banda
Local: Parque Ferraz Costa

7 out | domingo
9h30 • Caminhada pela consciência por um mundo melhor
Local: Praça da Bandeira

10h30 • Visita à exposição “Faces da Índia, visão fascinante de um povo” e encontro com a fotógrafa Edith Derdyk
Local: Museu da Cidade

15h • Plantio de árvores com voluntários da cidade e orientação da Secretaria do Meio Ambiente.
Local: Parque São Francisco (final da Av. Antonio Nardi, próximo à EMEB Profa Rosa Scavone)
Apoio Cultural: Prefeitura do Município de Itatiba • Associação Palas Athena • Luminas • CCE • Gráfica Grilo • Pupo Madeiras e Esquadrias


Jundiaí / SP

PADMA - CENTRO DE YOGA E MEDITAÇÃO E - CELMI CENTRO DE ESTUDOS DA MELHOR IDADE
Av. dos Ferroviários
Tel: (11) 4523.0613 / padmacym@yahoo.com.br
Coordenação: Maria Helena Godoy de Oliveira


Monteiro Lobato / SP

CENTRO PEDAGÓGICO CASA DOS PANDAVAS DA ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA
Estr. Sebastião de Mota dos Santos, 551
Bairro do Souza
Tel: (12) 3979-4157
pandavas@uol.com.br
Coordenação: Diana Gerbelli e Mara N. Gerbelli

Atividades para 5a a 8a séries

• Filmes: “Razões para a Guerra” e “Tiros em Columbine” para 7a e 8a séries, seguida de debate acerca de como o medo pode levar as pessoas à violência e até onde esse medo é justificável.
• Apresentação e tematização do filme: “Uma força mais poderosa” para os alunos de 6a série, refletindo sobre as formas de violência em nosso cotidiano e como podemos transformar nossas atitudes violentas em pacíficas.
• Filme: “A corrente do bem”, para 5a série, buscando perceber a responsabilidade de cada pequena ação nossa para o bem da humanidade e do planeta.
• Oficina de Danças circulares e Jogos cooperativos
• Músicas: “What a wonderful world”, “Ebony and Ivory”, “Imagine”, “Gracias a la vida”, “Depende de nós”, “Ode à alegria”.

Atividades para 1a a 4a séries

• Oficina de tsurus para todos os alunos da escola relembrando a história de Sadako.
• Diálogo em Assembléia a respeito das causas da violência, das formas de violência que presenciamos todos os dias e de como podemos cultivar atitudes pacíficas.
• Contar a história de Gandhi, seguida de oficina de pintura, teatro e poesia.
• Músicas: “Oração de São Francisco”, “Desejo paz a todos nós”, “5 deditos”, “Depende de nós”, “Se você for feliz”.
• Dança: Força da Paz
• Jogos Cooperativos focalizados pelos alunos da 8a série para os mais novos.

Atividades com as Escolas Estadual, Municipal e comunidade

• Filme “Uma força mais poderosa” para os alunos da Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend, seguida de debate dirigido pelos alunos da 8a série. Tematização: Como defender nossos direitos sem violência? Manifesto 2000 Para uma Cultura de Paz.
• Oficina de tsurus para todos os alunos do CPCP e para alunos da Escola Municipal Elizabeth Micheleto, contando a história de Sadako, seguida de oficina pintura e poesia sobre o tema.
• Palestra e debate: “Não-Violência na Educação”, para professores das 3 escolas.
• Organização e realização dos eventos “A Paz Pede Parceiros” e “Feira do Verde” no Bairro do Souza, envolvendo todos os alunos, suas famílias e a comunidade.
• Apresentações de Danças circulares, Roda de capoeira, Cantoria das crianças e violeiros da região, Oficinas de arte e recreação, Feira de trocas e Feirão de produtos naturais, dos produtores da região. Distribuição gratuita de mudas nativas.
• Atividade de arte com os idosos do Cantinho São Vicente – alunos da 8a série.


Ribeirão Preto / SP

EE. OTONIEL MOTA
Rua Prudente de Moraes, 764
Tel: 3931-5851
www.otonielmota.com.br
Coordenação: Nestor Müller


Sorocaba / SP

CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS ILUMINATTIS
Rua Riachuelo, 437 - Vergueiro
Tel: (15) 3234.3940
contato@iluminattis.com.br
www.iluminattis.com.br
Coordenação: Regina Proença

02 out | terça-feira

18h • Exposição Arte pela paz 2007. O tema deste ano foi “A Paz é a gente que faz”.

19h30 • Palestra: A atualidade do pensamento gandhiano, com Regina Proença
A vida de Gandhi foi dedicada às causas de Paz e Não-Violência. Profundamente compromissado com a Verdade revelou em sua vida formas de estar no mundo pacificamente. Seu exemplo inspirou muitas mudanças e influenciou os movimentos pacifistas, o diálogo inter-religioso, os ecologistas, entre outros. Sua mensagem é tão atual que é fonte de estudos tanto para políticos, juristas, sociólogos, empresários quanto para os que buscam se orientar em um momento onde buscamos soluções para os problemas do planeta.

Regina Proença, educadora, tradutora, graduada em filosofia. Coordena as atividades do Iluminattis.

03 out | quarta-feira

15h • Documentário: “Uma força mais poderosa, um século de conflitos não violentos”
O documentário dirigido por Steve York, narrado pelo ator Ben Kingsley faz uma análise rica e bem documentada sobre os planos e as estratégias que contribuíram para que movimentos contra a violência conseguissem dialogar com ditaduras e assegurar os direitos humanos de povos oprimidos. Exibição dos episódios 1 e 2.

18h30 • Meditação silenciosa e “O valor espiritual do silêncio”
Sempre me ocorreu que aquele que busca a verdade deve permanecer silencioso. Conheço a maravilhosa eficácia do silêncio. Visitei um mosteiro trapista na África do Sul. Era um belo lugar. Muitos dos que ali viviam estavam sob voto de silêncio. Indaguei ao sacerdote qual a razão disso e ele me disse que era bem clara: “Somos frágeis seres humanos. Com muita freqüência não sabemos o que dizemos. Se quisermos escutar a Voz ainda débil que fala, sempre e sempre, em nosso interior, não a ouviremos, se falarmos sem cessar.” Compreendi a preciosa lição. Conheço o segredo do silêncio. (Mahatma Gandhi - Young Índia, 06/08/1925)

04 out | quinta-feira

19h30 • Palestra “Gandhi e Nelson Mandela” com Prof. Carlos Eduardo Xavier
Um paralelo entre as vidas destes dois líderes que inspiram ações e pessoas no mundo todo com seus exemplos de caráter, dignidade e transparência. Suas personalidades possuem as qualidades que o mundo de hoje mais precisa. Sem dúvida poderemos aprender a viver de forma mais ética a partir do exemplo de vida destes dois seres humanos muito especiais.
Prof. Carlos Eduardo Xavier, teólogo, filósofo e educador.

05 out | sexta-feira

15h • Roda de Estórias “A Índia e os Mestres da Floresta”
Conheça a sabedoria e os ensinamentos dos contos e lendas da misteriosa Índia.

06 out | sábado

9h a 12h • Seminário “A arquitetura da Não-Violência”
A violência possui uma dinâmica muito simples; fazer o outro sofrer mais do que você para dominá-lo. O resultado é previsível e conhecido em todos os âmbitos da sociedade. Mas como se caracteriza a Não-Violência? Como podemos compreender e aplicar este modelo às nossas relações? A liderança e o empoderamento são estratégias que podem pacificar e contribuir para o desenvolvimento pessoal e comunitário. Vamos refletir sobre a transição das relações de dominação paras as relações de parceria.

15h • A Paz pede Parceiros - Atividades norteadas pelos ensinamentos de Gandhi: cultura de paz em ação, partilha, cooperação e reflexão.

07 out | domingo

15h • Palestra e apresentação musical “Filosofia oriental védica”
O músico e teósofo campineiro Amyr Cantusio Jr. apresentará uma palestra sobre Filosofia Védica. Com linguagem clara e direta, Amyr fala sem rodeios sobre a urgência da transcendência da alma e o que as escrituras védicas nos reservam de mais valioso para a auto-realização espiritual.Após a palestra haverá uma apresentação musical New Age/World Music com incursões de estilos típicos de vários países, principalmente os indianos.
Para participar das atividades é necessário inscrever-se antecipadamente por telefone (15) 3234.3940 ou e-mail contato@iluminattis.com.br


Salvador / BA

CIT - COLÉGIO NTERNACIONAL DOS TERAPEUTAS
Clínica Nova Dimensão
Rua das Hortências, 726 - Pituba
Tel: (71) 3351-1711
Coordenação: Celeste Carneiro

Bem-aventurados os mansos: exercício de aprofundamento das bem-aventuranças
Como reajo diante dos imprevistos? Como me sinto diante de pessoas difíceis? O que tenho que ninguém me tira? Quando e como sou mando?
Após reflexão em dupla, haverá a partilha e cada um fará uso da imaginação para realizar a tarefa seguinte:
Como serei quando tiver essa mansidão? Desenho ou colagem representando essa questão.

05 e 06 out | sexta-feira e sábado

VI Encontro de Biossíntese “Integração de antigos e novos caminhos na psicoterapia e na arte do auto-conhecimento”
Local: Rua Apoema, 114 - Jaruaribi - Tel: (71) 3367.2776
Coordenação: Eunice Rodrigues

13 out | sábado
Seminário aberto sobre a Cultura de Paz
Local: Grêmio Espírita Perseverança e Caridade


Belém / PA

UFPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Av. Perimentral s/n0 - Campus Universitário do Guamá Depto de Sociologia/Faculdade de Ciências Sociais/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Tel: (91)3201-7000
desoc@ufpa.br / www.ufpa.br
Coordenação: Kátia Mendonça

01 a 05 out | segunda a sexta-feira
Realização de dinâmicas lembrando Gandhi nas atividades realizadas pelos peregrinos da Paz junto às crianças das Escolas São Francisco Xavier (Abaetetuba) e Tiradentes

02 out | terça-feira
Exibição do filme “Gandhi”
Locais: Auditório na UFPA para alunos e servidores e Escola São Francisco Xavier (Abaetetuba).

05 out | sexta-feira
Exibição do documentário “Peregrino da Paz”, da BBC de Londres e palestra
Local: Auditório da Escola Tiradentes (para os pais de alunos)


Curitiba / PR

CIÊNCIA MEDITATIVA
Av. Sete de Setembro, 5011- cj.1303, Batel
Tel: (41) 3242-6699
contato@cienciameditativa.com
Coordenação: Vitor Caruso

02 out | terça-feira

• Evento para funcionários da Prefeitura de Curitiba sobre Gandhi e Não-Violência
Atividades durante o mês de outubro:
• Distribuição de cartilhas infantis sobre Gandhi (Super heróis ativistas da paz) para professores de escolas públicas e particulares.
• Acordo com Associação de Yoga do Paraná (AYPAR) para que os centros de yoga desenvolvam atividades ligadas ao conceito de ahimsa.
• Entrega de atividades relacionadas à cartilha “Pratique a Paz, do Projeto Não-Violência”.
• Apresentação na FNAC dos Quadrinhos do concurso paranaense de quadrinhos
• Concurso Paranaense de Quadrinhos. Tema: Gandhi e a Não-Violência.

Escolas participantes:

1. E.M.Bairro Novo do CAIC
2. Cecília Maria Westphalen
3. CEI Carlos Drumond de Andrade
4. E.M. Maria Neide Gabardo Betiatto
5. E.M.Miracy de Araújo
6. E.M.Paulo Freire
7. E.M.Pedro Viriato Parigot de Souza
8. E.M.Anísio Teixeira
9. CEI Augusto César Sandino
10. CEI Bela Vista do Paraiso
11. CEI Curitiba Ano 300
CEI Doutel de Andrade
12. E.M. Eny Caldeira
13. E.M. Erasmo Pilotto
14. E.M. Herley Mehl
15. CEI José Wanderley Dias
16. E.M. Madre Antônia Contraturno
17. CEI Romário Martins
CEI Lauro Esmanhoto
18. CEI Bento Mossurunga
19. CEI David Carneiro
20. E.M.Germano Paciornik
21. E.M. Jorn. Arnaldo Alves da Cruz
22. E.M. Paranavaí
23. E.M.Tereza Matsumoto
24. E.M.Profa Donatila Caron dos Anjos
25. E.M. Durival Britto E Silva
26. CEI Issa Nacli
27. E.M. Maria de Lourdes Pegoraro
28. E.M. Maria Marli Piovezan
29. E.M. Rachel Mader Gonçalves
30. E.M. Senador Enéas Faria
31. Albert Schweitzer
32. E.M. América da Costa Sabóia
33. E.M. CAIC Cândido Portinari
34. E.M. Dario Persiano de Castro Vellozo
35. E.M. Maria do Carmo Martins
36. E.M. Sidonio Muralha
37. CEI Olívio Soares Sabóia
38. E.M. Darcy Ribeiro
Dona Pompília
39. E.M. Helena Kolody
40. E.M. Joana Raksa
41. E.M. Profa Jurandyr Baggio Mockell
42. E.M. Laís Peretti
Newton Borges Dos Reis
43. E.M. Margarida Orso Dallagassa
44. E.M. Maria Ienkot Zeglin
45. E.M. Osvaldo Arns
46. E.M. Santa Ana Mestra
47. CEI Belmiro César
48. E.M. Francisco Klemtz
49. CEI Expedicionário
50. E.M. Itacelina Bittencourt
51. E.M. Maria Clara Tesserolli
52. CEI Nair de Macedo
53. E.M. Anita Merhy Gaertner
54. E.M. Boleslau Falarz
55. E.M. Foz do Iguaçu
56. E.M. Jardim Santos Andrade
E.M. João Stival
57. E.M. Paranaguá
58. CEI Ulisses Falcão Vieira


Rio de Janeiro / RJ

UFRJ – ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NETCCON – NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES DE COMUNICAÇÃO E CONSCIÊNCIA
Av. Pasteur, 250 - Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFRJ - Bl B - 3o andar Praia Vermelha
Tel: (21) 2565-7773
Apoio Institucional: Programa Avançado de Cultura Contemporânea -PACC/Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ
evouriques@terra.com.br
Coordenação: Evandro Vieira Ouriques

Ciclo Gandhi de Reflexões 2007

10 out | quarta-feira
13h • Abertura com Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques

13h15 • Diálogo 1 - Gandhi e seu Livro de Cabeceira: a Gita com Prof. Dr. Rubens Turci •O sujeito gandhiano, a ordem implícita e a ação no mundo com a Profa. Dra. Priscila Kuperman

14h45 • Documentário da BBC “Ações políticas não-violentas que mudaram o século XX - os casos da Índia, Polônia e Dinamarca”
15h30 • Dinâmica “Corpo e inter-relações não-violentas” com a Profa. Estelita de Ouriques

16h30 • Diálogo 2 - Comunicação, relações multiculturais e não-violência: uma força mais poderosa para a construção hoje de um futuro sustentável com o Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques • Os valores gandhianos com a Profa. Dra. Cristina Rêgo Monteiro da Luz

18h • Documentário da BBC “Ações políticas não-violentas que mudaram o século XX - os casos da África do Sul e Estados Unidos”

O Núcleo de Estudos Transdiciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON é associado ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea-PACC.FCC.UFRJ


CENTRO CULTURAL ESPÍRITO & CORPO CASA MARTINS FERREIRA
Rua Martins Ferreira no 71 - Botafogo
Telefone: (21) 2226-0267
espiritoecorpo@gmail.com
Coordenação: Luciana Fortes

02 out | terça-feira
19h • Palestra: “Um olhar sobre a comunicação não-violenta”
Agente CNVBrasil Luciana Fortes

03 out | quarta-feira
14h a 18h • Auriculoterapia e shiatsu - saúde e equilíbrio com a terapeuta Creusa Castro
19h • Lian Gong - as 18 terapias: “Saúde e Não-Violência” com o terapeuta Luís Felipe Villas Boas

04 out | quinta-feira
14h a 18h • Auriculoterapia e Shiatsu com a terapeuta Teresinha Predebon
19h • Vivência com Nidra Yoga: “O perfeito estado de relaxamento é o meio que estimula o desenvolvimento saudável da mente, corpo e espírito.” com a Profa Ana Farré Arenas

05 out | sexta-feira
19h • Palestra: “Uso e abuso de drogas e a relação com a violência.” Convite para uma reflexão com Lília Catão, presidente da ABRAD - Associação Brasileira do Alcoolismo e Drogas

08 out | segunda-feira
19h30 • Alongamento e consciência corporal com a Profa Márcia Figueiredo
09 out | terça-feira
19h • “Meditação para a paz” com a Profa Isabel Montezuma

10 out | quarta-feira
19h • Bio Danza: “Dançando pela paz” com a facilitadora Anna Rosaura Trancoso

11 out | quinta-feira
19h • Shiatsu e auriculoterapia com a terapeuta Creusa Castro

16 out | terça-feira
19h • Feng Shui - “A harmonia pessoal na transformação dos ambientes” com a arquiteta Viviane Bouzada

17 out | quarta-feira
19h • “Vivendo a energia do Amor”. Vivência baseada no trabalho “Árvore da vida” com a terapeuta Ana Júlia de Miranda Leão
20h • Palestra: “O Legado Maia”
Reflexão sobre informações deixadas pela civilização Maia, a respeito da relação homem – natureza, da ordem natural, e a influência de sua desestrutura no desequilíbrio do comportamento humano.

18 out | quinta-feira
19h • Feng Shui, em busca do equilíbrio pessoal com Vanda Lopez

24 out | quarta-feira
19h • Ki Gong - terapia chinesa em dez passos: “Equilibrar, harmonizar e recuperar a energia vital” com terapeuta Margarida M. Makiyama

25 out | quinta-feira
19h • Hatha Yoga para mulheres com a Profa Mônica Guimarães

26 out | sexta-feira
• Laboratório: “Arte educação e a mente humana” com o artista plástico Otávio Avancini, arte educador, desenvolve um trabalho com pacientes psiquiátricos no Hospital Pedro Ernesto, Rio de Janeiro.

30 out | terça-feira
• Palestra: “A força do inconsciente” com a terapeuta Lília Maria Pandolfi

31 out | quarta-feira
• EMF Balance Technique: “Através de movimentos e toques equilibra-se o que podemos chamar de Malha de Calibração Universal, interface de conexão com a Energia Universal”, com os terapeutas Gustavo Amorim e Ronaldo Almeida
Todas as atividades terão como entrada para a participação, um quilo de alimento não-perecível. Serão doados à ONG SFB, Solidariedade França-Brasil que apóia projetos ligados à educação e saúde em creches comunitárias da Baixada Fluminense. Algumas das atividades serão oferecidas para escolas públicas da área de Botafogo e à comunidade Recanto Familiar, no Humaitá, durante o mês de outubro.


Saiba o que aconteceu nas Semanas Gandhi anteriores.